Namorados devem gastar mais com presentes, diz Datacenso – SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Namorados devem gastar mais com presentes, diz Datacenso

Apesar da crise, o dia dos namorados promete ser mais “gordo” do que o do ano passado. Enquanto 48% dos consumidores pretender gastar mais presenteando o parceiro, apenas 12% pretendem diminuir o montante investido. Outros 40% devem gastar o mesmo que no ano passado. Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada pelo Datacenso, empresa especializada em pesquisa e inteligência de mercado.

As roupas lideram a preferência na hora de escolher o presente, sendo a opção de 34% dos consumidores. Na sequência aparecem experiências gastronômicas e calçados, cada um com 18%; joias ou relógios, com 16% e bolsas e acessórios, com 13%. Completam a lista utilidades domésticas (12%); perfumes e cosméticos (12%); chocolates (12%); flores (11%) e livros (6%).

Claudio Shimoyama, CEO do Grupo Datacenso, explica que a intenção de gastar mais com o presente para a data deve-se à retomada do otimismo do consumidor em relação à economia brasileira:

“No período mais crítico do cenário econômico do país, o consumidor optou por realizar mudanças de hábitos, com cortes no orçamento. Entretanto, é um cenário que está mudando”, diz.

O estudante Henrique Almeida, 23, faz parte dessa estatística e já escolheu: vai presentear a namorada, com quem se relaciona há dois anos, com uma jaqueta. Também pretende levá-la para jantar. “Acredito que vou gastar perto de R$ 100. No ano passado, gastei R$ 60”, conta.

Mudança de hábito

Setenta e seis porcento dos entrevistados apontaram que no período mais crítico da economia brasileira, realizaram mudanças de hábitos visando à redução de gastos. O lazer foi a área mais atingida, sendo a escolhida para cortes para 71% dos entrevistados. Supermercado (46%), TV a cabo (32%) e diminuição no uso de veículos (15%) também sofreram mais intensamente os reflexos da crise.

Apesar dos dados, quem mudou os hábitos de consumo no último ano acredita que a situação irá melhorar nos próximos meses: 36% se disseram esperançosos com a economia, enquanto 21% se disseram preocupados com o futuro da economia.

Promoções

Para Andrea Bigaiski, diretora de Negócios para Shopping do Grupo Datacenso, a forma de atrair clientes nos shoppings contribui com esse cenário. “Os shoppings procuram hoje ações que sejam experiências, proporcionar algo diferente e não sorteio de brindes. Interações, tecnologia, e gastronomia são alguns dos temas que envolvem as campanhas”, conta ela, que ressalta que a data é a terceira mais movimentada do comércio no Brasil, perdendo apenas para o Dia das Mães e Natal.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 de maio, ouviu 400 pessoas, sendo: 51% homens e 49% mulheres, com idades que variam entre 18 a 65 anos e faixa de renda entre um e dez salários mínimos. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.

Datacenso

Fundado em 23 de abril de 1995, o Grupo DataCenso é, há mais de 23 anos, sinônimo de excelência em serviços de Pesquisa, Inteligência de Mercado e Marketing. Desenvolve estudos e estratégias inteligentes, visando auxiliar e orientar seus clientes para tomadas de decisão mais seguras e assertivas em seus negócios.

Suas operações estão segmentadas em três núcleos de Inteligência: Datacenso Pesquisas Mercadológicas, Datacenso Pesquisas Sociais e Políticas e Datacenso Consultoria e Palestras.

*Sky Comunicação e Eventos

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.