Notícias Política Sarandi

5 motivos para ler A Luta Faz a Lei, livro que aborda a política em Sarandi

Alguns pontos muitas vezes obscuros da política sarandiense são, em partes, esclarecidos em A Luta Faz a Lei, do professor Josimar Priori. O livro, retrata a mudança do cenário político participativo local das últimas décadas pra cá.

Coincidentemente, muitos aspectos abordados no livro, de tempos atrás, permanecem evidente nos dias de hoje. O sarandipr.com elenca, abaixo, cinco motivos para a leitura da obra. Aproveite:

Águas de Sarandi

O recente e escandaloso desvio de hidrômetros na autarquia Águas de Sarandi, ainda sem solução, vem à tona com o lançamento do livro (fim de 2017), que aborda, já de início, a tentativa de privatização do então DAE (Departamento de Água e Esgoto) Sarandi, nos anos 90.

*Hoje, a autarquia é menina dos olhos da gestão municipal dado a grande arrecadação de impostos.

PT perde forças

A luta contra a privatização da Águas, encampada boa parte por militantes do PT (Partido dos Trabalhadores), levou à eleição do ex-prefeito Cido Spada. O então prefeito petista perdeu prestígio em seu segundo mandato, levando à queda a popularidade do partido.

*E, desde então, o PT enfrenta baixa popularidade em Sarandi deixando, inclusive, de eleger Bianco, em 2016, por falta de legenda.

PC d B e a ascensão de De Paula

Insatisfeita com o PT, Sarandi elege Milton Martini. O apoio estratégico do PC do B (Partido Comunista do Brasil), ajudou Carlos De Paula, vice de Martini, a atuar para a cassação do prefeito peessedebista.

*O PC do B segue fiel a De Paula nos dias atuais. É incerto afirmar se o ex-prefeito é produto criado pelo partido comunista ou vice-versa.

Desmonte nas associações

Tão logo assumiu, De Paula trabalhou para o desmonte das associações de bairros. Colocou em suas respectivas presidências simpatizantes de seu governo e passou a aplicar uma política de conveniências.

*Em suas duas gestões, De Paula aplicou tal forma de governo, também, na câmara. Sua boa relação com vereadores continua, essa foto é prova.

Bianco x De Paula

Em pesquisa realizada pelo professor Priori, pontualmente, o ex-prefeito De Paula e o então vereador Bianco Aparecido aparecem como referências políticas para os presidentes de bairros entrevistados.

*a pesquisa ocorreu entre 2011 e 2012, mas, ainda agora, De Paula e Bianco representam vertentes opostas de representação política e podem, inclusive, se enfrentar nas urnas neste ano.