5 motivos para ler A Luta Faz a Lei, livro que aborda a política em Sarandi – SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

5 motivos para ler A Luta Faz a Lei, livro que aborda a política em Sarandi

Alguns pontos muitas vezes obscuros da política sarandiense são, em partes, esclarecidos em A Luta Faz a Lei, do professor Josimar Priori. O livro, retrata a mudança do cenário político participativo local das últimas décadas pra cá.

Coincidentemente, muitos aspectos abordados no livro, de tempos atrás, permanecem evidente nos dias de hoje. O sarandipr.com elenca, abaixo, cinco motivos para a leitura da obra. Aproveite:

Águas de Sarandi

O recente e escandaloso desvio de hidrômetros na autarquia Águas de Sarandi, ainda sem solução, vem à tona com o lançamento do livro (fim de 2017), que aborda, já de início, a tentativa de privatização do então DAE (Departamento de Água e Esgoto) Sarandi, nos anos 90.

*Hoje, a autarquia é menina dos olhos da gestão municipal dado a grande arrecadação de impostos.

PT perde forças

A luta contra a privatização da Águas, encampada boa parte por militantes do PT (Partido dos Trabalhadores), levou à eleição do ex-prefeito Cido Spada. O então prefeito petista perdeu prestígio em seu segundo mandato, levando à queda a popularidade do partido.

*E, desde então, o PT enfrenta baixa popularidade em Sarandi deixando, inclusive, de eleger Bianco, em 2016, por falta de legenda.

PC d B e a ascensão de De Paula

Insatisfeita com o PT, Sarandi elege Milton Martini. O apoio estratégico do PC do B (Partido Comunista do Brasil), ajudou Carlos De Paula, vice de Martini, a atuar para a cassação do prefeito peessedebista.

*O PC do B segue fiel a De Paula nos dias atuais. É incerto afirmar se o ex-prefeito é produto criado pelo partido comunista ou vice-versa.

Desmonte nas associações

Tão logo assumiu, De Paula trabalhou para o desmonte das associações de bairros. Colocou em suas respectivas presidências simpatizantes de seu governo e passou a aplicar uma política de conveniências.

*Em suas duas gestões, De Paula aplicou tal forma de governo, também, na câmara. Sua boa relação com vereadores continua, essa foto é prova.

Bianco x De Paula

Em pesquisa realizada pelo professor Priori, pontualmente, o ex-prefeito De Paula e o então vereador Bianco Aparecido aparecem como referências políticas para os presidentes de bairros entrevistados.

*a pesquisa ocorreu entre 2011 e 2012, mas, ainda agora, De Paula e Bianco representam vertentes opostas de representação política e podem, inclusive, se enfrentar nas urnas neste ano.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.