Crianças da escola Darci Mochi participam de concurso de redação | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Crianças da escola Darci Mochi participam de concurso de redação

Crianças da escola Darci Mochi participam de concurso de redação sobre saúde bucal.

3. Alunos colocam no papel o que aprenderam sobre a importância da saúde bucal no dia a dia. Foto: Amanda Machado/divulgação.

Por Amanda Machado/Assessoria Unicentro

Nessa última quarta (30) e quinta (31) aconteceu o 1° Concurso de Redação e Desenho promovido pelo Projeto Sorrir com Saúde da UEM em escolas da rede municipal de Sarandi/PR e Marialva/PR. Essa é uma das atividades educativas que vêm sendo desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Universidade Sem Fronteiras, pelos Residentes em Saúde Coletiva e da Família, professores e profissionais da odontologia dos municípios contemplados com o Projeto.

O concurso com o tema “A importância da saúde bucal no meu dia a dia” teve como objetivo enfatizar aos alunos o impacto que a saúde bucal exerce no cotidiano das pessoas, influenciando diretamente na qualidade de vida, mostrando assim, a importância de se obter e manter hábitos saudáveis desde a infância. Participaram dessa ação aproximadamente 400 alunos de 4 a 13 anos, matriculados nas Escolas Darci A. Pereira Mochi (Sarandi/PR) e Lucas Machado de Paula (Marialva/PR).

A primeira etapa do concurso começou muito antes da aplicação da prova. Foram elaborados materiais educativos que auxiliaram no debate sobre o tema em sala de aula com os professores e alunos, fazendo com que toda a comunidade escolar participasse desse movimento de conscientização.

Foi desenvolvida uma oficina com os professores de cada escola para debater formas de dar continuidade ao trabalho educativo para a manutenção da saúde bucal dos alunos e famílias no ambiente escolar. A segunda etapa consiste na avaliação desses materiais, que serão enviados para uma banca composta por membros da escola, da comunidade, profissionais da saúde e da Universidade.

A terceira etapa acontecerá no final do ano durante o encerramento das atividades do Projeto, onde serão entregues medalhas para os autores das três melhores redações e desenhos de cada escola, além de certificados de participação para todos os alunos.

Redação

O Projeto Sorrir com Saúde criado na Universidade Estadual de Maringá é o resultado da integração entre professores universitários, alunos de pós-graduação, de graduação e profissionais de saúde e educação, na busca da construção de ações para a promoção da saúde bucal, especificamente em Centros de Educação Infantil e Escolas do Ensino Fundamental, em Maringá, Marialva e Sarandi.

Realizam-se trabalhos de educação em saúde bucal para prevenção e controle das doenças bucais, principalmente a cárie. Além disso, promove tratamentos curativos (restaurações de dentes cariados) utilizando o Tratamento Restaurador Atraumático que pode ser realizado de maneira rápida e eficiente na própria escola, em ambiente fora da clínica.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.