Governo corta verba e UEM pode ficar sem pagar as contas | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Governo corta verba e UEM pode ficar sem pagar as contas

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) está sem dinheiro para pagar as bolsas de estudo e empenhar material de consumo. A culpa, segundo nota da instituição, é do Governo do Estado do Paraná.

Com o corte na verba, a UEM fica sem condições de empenhar qualquer tipo de despesa para as atividades do ensino. A instituição não tem dinheiro para pagar as bolsas dos alunos de graduação e nem para empenhar qualquer material de consumo.

Sem dinheiro, a UEM também deixa de pagar os serviços prestados por empresas, comprar rações para os animais, alimentos servidos no RU (Restaurante Universitário), kits de reagentes para o Lepac (laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas), ou ainda fazer a aquisição de equipamentos para desenvolver projetos internos, seja de prestação de serviços ou de ensino.

Os recursos usados para estas despesas são oriundos da fonte 250, gerados pela própria universidade.

É uma situação insustentável e pode levar ao fechamento da Universidade –, ressaltou o reitor da UEM, o professor Mauro Baesso.

Além da UEM, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) e a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) tiveram o bloqueio em suas contas.

As três universidades não enviaram os documentos para a adesão ao Meta 4 RH-PR, o sistema operacional de gerenciamento das despesas de pessoal adotado pelos órgãos da administração estadual do Paraná (leia mais).

*No destaque, foto de Jonas Oliveira, da Folhapress.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.