Começa a Semana Internacional de Conscientização da Tireoide | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Começa a Semana Internacional de Conscientização da Tireoide

Começa nesta segunda-feira (22) a “Semana Internacional de Conscientização da Tireoide”, iniciativa mundial de quatro entidades (LATS-Latin American Thyroid Society, ETA-The European Thyroid Association, ATA-American Thyroid Association e AOTA-Asia & Ocenia Thyroid Association) visando conscientizar sobre a importância da glândula tireoide e seus distúrbios. Oficialmente, a próxima quinta-feira, 25 de maio, é o “Dia Internacional da Tireoide”.

Estima-se que aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram de disfunções desta glândula em todo o mundo, e mais da metade desconhece sua condição. A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, em forma de borboleta, que produz uma série de hormônios importantes para nosso corpo.

Os hormônios tireoidianos (T4 e T3) são responsáveis, por exemplo, pela regulação do metabolismo, ou seja, por todo o trabalho celular do organismo. Assim, uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo) ou hiperativa (hipertireoidismo) pode causar uma gama de sinais e manifestações clínicas que afetam a qualidade de vida dos pacientes.

Hipertireoidismo

A glândula tireoide produz hormônios em excesso, causando problemas em diversas funções do organismo, o que pode levar a várias deformidades, inclusive retardo mental, se afetar a criança e não for tratado a tempo.

Hipotireoidismo

Neste caso tireoide não produz hormônios suficientes para regulação do organismo. Pode acarretar elevação dos níveis de colesterol, aumentar as chances de problemas cardíacos, depressão, intestino preso, menstruação irregular, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo e ganho de peso.

3 TOQUES

1 – É mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascidos.

2 – Em recém-nascidos, o hipotireoidismo pode ser diagnosticado através da triagem neonatal, pelo “Teste do Pezinho”

3 – Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto.

*Com informações do Portal dos Médicos.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.