Mundo Notícias Região

Após 10 meses em Sarandi, jovem mexicano fala sobre intercâmbio cultural

Faz dez meses que José Hugo Ramírez, o Pepe, 18 anos, deixou o México para fazer intercâmbio cultural no Brasil. Nesta segunda-feira (29), ele e amigos intercambistas falaram sobre a experiência na Câmara de Sarandi.

Pepe mora em Reynosa, no estado do Tamaulipas, noroeste do México. No Brasil, além de conhecer Sarandi e Maringá, onde faz curso superior de Nutrição, visitou parte do Nordeste e a Amazônia.

A experiência adquirida neste período, Pepe compartilha com jovens brasileiros que têm dúvidas sobre intercâmbio. Ele, que já foi presidente do Interact, a vertente jovem do Rotary Club, comentou sobre a passagem pelo Brasil:

A cultura é muito diferente, e a comida também. Também o idioma, já que o português e o espanhol são muito parecidos -, contou, ao sarandipr.com.

Em relação às festas, Pepe deixou um recado aos jovens:

O intercambista tem certas regras: não pode beber, nem fumar. Ele vem para representar o seu país, e não pode errar e prejudicar essa imagem. Mas, é uma coisa muito legal. Uma experiência única, a melhor que já passou na minha vida.

Pepe e os amigos apresentaram curiosidades do México na câmara, como o hino nacional do país e pratos típicos.

Rotary

No Brasil, Pepe foi acolhido por família ligada ao Rotary Sarandi Renascer. Ele deve retornar ao México no próximo dia 10, onde pretende continuar a faculdade de Nutrição.

Jornalsita Angelo Miloch entrevista intercambista José Hugo Ramírez, do México. Foto: Jeferson Augusto.

Intercambistas do Roraty visitam Câmara de Sarandi. Foto: Angelo Miloch/sarandipr.com.