Até verba da Saúde pagou esquema da Sinax na Prefeitura de Maringá | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Até verba da Saúde pagou esquema da Sinax na Prefeitura de Maringá

A Prefeitura de Maringá, “na gestão anterior”, usou verba da Saúde para pagar a Sinax. A empresa é investigada na Operação Arquivo, do MP (Ministério Público), num esquema milionário de desvio de verba na Sepat (Secretaria Municipal de Patrimônio, Compras e Logística).

O secretário da pasta, o coronel Paulo Sérgio Larson Carstens, estimou, nesta quarta-feira (5), pagamentos irregulares de R$ 2,3 milhões apenas nos últimos três meses de 2016. Entre 2012 e 2016, os desvios somaram valor próximo a R$ 21 milhões.

Nos últimos três meses, eles rapelaram tudo (o caixa da prefeitura). Usaram fontes da Saúde para pagar o armazenamento dos arquivos. Como é verba federal, a PF (Polícia Federal) entrará no caso – disse Carstens. Ele confirmou já ter enviado o caso à PF.

Apesar do alto valor pago à Sinax para a digitalização e armazenamento de arquivos, a Prefeitura de Maringá “não tem nada”, ressaltou Carstens. De acordo com ele, o município apenas alugou o sistema da empresa, e não comprou.

As informações foram divulgadas durante café com jornalistas, na prefeitura.

Sem contato

Desde que a Operação Arquivo iniciou investigações e passou a cobrar informações, a prefeitura tem tido dificuldade de contato com a Sinax.

Nos últimos dias, eles nem atendem mais a gente. Veem que o código (DDD) é 44, e nem atendem – criticou o prefeito Ulisses Maia (PDT). De acordo com ele, o jurídico da prefeitura deve buscar informações por meios judiciais.

Operação Arquivo

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Maringá desencadeou a Operação Arquivo dia 27 de março. A operação investigou esquema milionário de desvio de dinheiro público na Sepat.

Informações de funcionários e postagens no blog do jornalista Ângelo Rigon apontaram “fortes indícios” de irregularidades na contratação da Sinax. A empresa deveria ter gestão de arquivos virtuais da prefeitura (leia mais).

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.