Manchete Notícias Sarandi

Denúncia contra a Casa Lar Sarandi é levada às corregedorias do MP e TJ

A Regional Maringá do Foreas (Fórum Regional de Assistência Social) denunciou “irregularidades no funcionamento” da Casa Lar de Sarandi. A denúncia fala em “má alimentação” e processos de adoção “irregulares”.

Em dezembro de 2016, após ser acionado pelo Foreas, o CEAS (Conselho Estadual de Assistência Social) – os dois órgãos são ligados à Seds (Secretaria da Família e Desenvolvimento Social) –, levou o caso adiante.

Segundo Ofício de nº 137/2016 do CEAS, as irregularidades seriam má alimentação e isolamento social das crianças e adolescentes da Casa Lar de Sarandi. No local, ficam menores em situação vulnerabilidade.

A denúncia também cita “processos de adoção sendo realizados indevidamente, falta de técnicos e educadores, além de perseguição política aos funcionários que questionam tais irregularidades”.

O CEAS levou a denúncia ao CEDCA (Conselho Estadual dos Diretos da Criança e do Adolescente), que emitiu parecer favorável à apuração da denúncia. Veja:

Ao SarandiPR.com o CEDCA confirmou ter encaminhado a denúncia para as corregedorias do MP (Ministério Público) e do TJ (Tribunal de Justiça). “Aguardamos manifestação das instâncias”, disse o Conselho, por nota.

Já o CEAS, também por nota, informou ter notificado, em dezembro de 2016, a Promotoria de Justiça (área da Criança e do Adolescente – Comarca de Sarandi), o Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar de Sarandi.

Embora questionados, CEDCA e CEAS não informaram detalhes acerca das denúncias, sobretudo, a relacionada aos supostos processos irregulares de adoção.

Casa Lar

O SarandiPR.com apurou que, atualmente, há 12 menores na Casa Lar Sarandi. A falta de alimento foi confirmada, “devido às licitações que foram canceladas”, relatou fonte. Um educador técnico e uma assistente social trabalham na casa.

Outro lado

Na tarde desta quinta-feira (23), a diretoria da Casa Lar Sarandi não foi localizada no imóvel para comentar o caso. A reportagem solicitou entrevista com a secretária de Assistência Social de Sarandi, Josemara Belloso Seranini, o que não foi atendido.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, Josemara está de viagem na capital Curitiba.

Contatado pelo SarandiPR.com o MP (Ministério Público) ainda não se pronunciou.