Noventa presos não voltam após saidinha de Natal e Ano Novo | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Noventa presos não voltam após saidinha de Natal e Ano Novo

Noventa presos paranaenses não retornaram à prisão após a saidinha de Natal e Ano Novo. No total, 1.805 detentos tiveram direito ao beneficio nos presídios do Paraná. Os números são do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná).

Os detentos pegaram a “saidinha” de Natal e Ano Novo dia 23 de dezembro do ano passado. Só da Colônia Penal Industrial de Maringá, 207 foram beneficiados (leia mais).

Caso não se apresentem dentro do prazo, neste ano, os 90 presos – 5% do total de 1.805 – serão considerados foragidos. Em 2016, o número de presos que não retornaram às unidades foi de 5,6%.

Para o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, embora a redução possa não apresentar percentuais significativos, é extremamente importante:

Significa que o sistema penitenciário vem oferecendo um serviço melhor. Esse tipo de iniciativa faz com que o preso tenha contato com a família e consiga avançar em relação a sua ressocialização – disse Cartaxo.

Saidinha

As Portarias de Saída Temporária estão fundamentadas na Lei de Execução Penal (n° 7.210/84). Nas devidas épocas, os juízes das Varas de Execuções Penais editam uma portaria que disciplina os critérios para concessão do benefício da saída temporária e as condições impostas aos apenados, como o retorno ao estabelecimento prisional em dia e hora determinados.

O benefício visa a ressocialização de presos, por meio do convívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição do senso de responsabilidade e disciplina do reeducando.

*Com informações da Sesp/Depen

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.