Escolas ocupadas: no Paraná, 44 mil não farão as provas do Enem | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Escolas ocupadas: no Paraná, 44 mil não farão as provas do Enem

As ocupações das escolas estaduais do Paraná impedirão que 44 mil estudantes não façam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no estado. No total, o exame registrou 400 mil inscrições de paranaenses.

As provas do Enem serão aplicadas neste sábado (5) e domingo (6) nos locais onde não há ocupação em função de protestos de estudantes. Os inscritos para o exame em escolas, universidades e institutos federais ocupados farão as provas em 3 e 4 de dezembro.

Por determinação da Justiça, algumas escolas do Paraná foram desocupadas nesta sexta-feira (5). Em Sarandi, o Colégio Estadual Antônio Francisco Lisboa foi desocupado. No Paraná, ainda há 836 escolas ocupadas segundo o movimento Ocupa Paraná.

Os estudantes secundaristas iniciaram as ocupações das escolas em protesto à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, a chamada PEC do Teto, que prevê o congelamento de investimento em setores como Educação e Saúde.

Enem

Nos dias das provas, os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas. Às provas começam às 13h30.

No primeiro dia, serão aplicados os exames de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de quatro horas e meia. No segundo dia, os estudantes vão responder as questões de linguagens e códigos, redação, matemática e língua estrangeira. A duração será de cinco horas e meia no domingo.

A pontuação no exame pode ser usada pelos candidatos em programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidade públicas, e Programa Universidade para Todos (ProUni).

O Enem também classifica os melhores candidatos para bolsas de intercâmbio através do programa Ciências sem Fronteira e contratos com o Financiamento Estudantil (Fies).

*Com informações e foto da Agência Estado.

Gostou deste artigo? Considere compartilhá-lo com seus amigos e curtir as redes sociais do SarandiPR.com.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.