Brasil Notícias

Governo terá “briga séria” se congelar verbas da Educação e Saúde, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o movimento sindical terá uma briga “muito séria” caso ocorra votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241. A proposta congela gastos públicos em setores como Educação e Saúde.

A PEC 241 foi proposta pelo presidente empossado Michel Temer (PMDB), e tramita em regime especial na Câmara dos Deputados. O proposta limita os gastos públicos nos próximos 20 anos.

Eu acho que o movimento sindical vai ter uma briga muito séria, porque a PEC 241, que congela investimentos em saúde e educação, é uma coisa seríssima. Porque não é possível melhorar a educação e a saúde sem investimentos –, disse Lula.

O ex-presidente participou, na noite desta terça-feira (4), do 2º Encontro da Industriall Global Union. O encontro internacional reuniu cerca de 1.500 sindicalistas, de 101 países, no Rio de Janeiro.

PT

Lula minimizou a derrota do PT em diversas cidades do país nas eleições municipais 2016, o que resultou em um encolhimento político do partido. Segundo ele, o resultado é próprio da democracia, que prevê alternância de poder.

Uma eleição você ganha, outra você perde. Democracia é isso. Se tivesse escrito que o PT não pudesse perder nunca, eu não ia criar um partido político. É uma disputa. Quem perdeu em 2012, ganhou agora. Quem ganhou agora pode perder em 2018. Essa é a beleza da democracia. É a alternância de poder. A troca de pessoas que governam.

Em Sarandi, o candidato ao cargo de vereador mais votado é filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores). Bianco obteve 1.740 votos, mas não foi eleito devido ao quociente eleitoral, visto não ter criado coligações com outros partidos.

*Com informações da Agência Brasil. No destaque, foto de Ricardo Stuckert / Instituto Lula.

Gostou deste artigo? Considere compartilhá-lo com seus amigos e curtir as redes sociais do SarandiPR.com.