Mesmo barrada pelo TRE, pesquisa eleitoral é veiculada em Maringá | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Mesmo barrada pelo TRE, pesquisa eleitoral é veiculada em Maringá

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) impediu, por meio de liminar, a divulgação de pesquisa eleitoral com intenções de voto das eleições municipais de Maringá. A decisão foi publicada na sexta-feira (23), e é do juiz Nicolau Konkel Junior.

Leia também: Prefeitura só tem papel sulfite porque a Câmara “emprestou”

Leia também: Jornal Redação 91 estreia dia 3 na Rádio 91,3 FM de Sarandi

De acordo com a liminar, que tem objetivo de barrar dano irreparável, a decisão é decorrente de descumprimento de legislação eleitoral. O pedido partiu da defesa da coligação “Inovação e Transparência”, do candidato Ulisses Maia (PDT).

O advogado Alexis Kotsifas, que é do escritório BGA e atuou no pedido da liminar, argumentou que, na pesquisa, não consta a identificação do nível econômico dos entrevistados no plano amostral, como exige a legislação eleitoral.

O índice citado era o de população economicamente ativa que, como aponta o juiz, pode levar a distorção dos verdadeiros dados da população, prejudicando a pesquisa como um todo.

No caso em tela o perigo de dano irreparável é evidente, na medida em que a divulgação da pesquisa que se pretende suspender é medida irreversível. Divulgados os números eventual prestação jurisdicional que vise impedir sua veiculação por considerar irregular a pesquisa não terá qualquer efetividades”, informou o BGA, citando decisão do juiz.

Apesar da liminar, a pesquisa, que aponta o candidato Sílvio Barros (PP) como líder das intenções de voto, foi veiculada em sites e em um jornal de Maringá, além de ser amplamente compartilhada por servidores comissionados ligados ao grupo do candidato.

Em caso de descumprimento, o Instituto Datavox Brasil – Assessoria e Pesquisa Ltda, responsável pelo levantamento, pode ter que pagar multa R$ 53,2 mil, informou, por release, a BGA.

Gostou deste artigo? Considere compartilhá-lo com seus amigos e curtir as redes sociais do SarandiPR.com.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.