Sarandi respondeu a 29 processos por remédios, diz TJ-PR | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Sarandi respondeu a 29 processos por remédios, diz TJ-PR

Vinte e nove moradores de Sarandi recorreram à Justiça para receber, de forma gratuita, medicamentos pela rede pública municipal de Saúde, em 2015. Os números são do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná).

A reportagem do SarandiPR.com obteve o número de processos por meio da Ouvidoria do TJ. A solicitação foi feita em 21 de junho, mas a resposta só foi recebida nesta semana, dia 25 de agosto.

A Ouvidoria do Tribunal de Justiça paranaense não informou detalhes sobre os processos, apenas o número. Mas, confirmou que 29 moradores de Sarandi processaram a prefeitura por medicamentos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Cezar Anselmo Andreazzi, essa demanda judicial “é comum”, e se refere a medicamentos que não são cobertos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Nesse caso, quando há o processo, a gente verifica se a responsabilidade de fornecer o medicamento não é do governo estadual. Se for, ele arca com o custo. Agora, quando o juiz determina, aí o município fornece o medicamento –, disse Andreazzi.

O secretário não soube confirmar o número de processos informado pelo TJ-PR.

Secretaria de Saúde do Município de Sarandi-PR. Créditos: SarandiPR.com

Secretaria de Saúde do Município de Sarandi-PR. Créditos: SarandiPR.com

Grávidas

De acordo com Andreazzi, a maior demanda judicial, também em nível nacional, é de mulheres grávidas em busca do anticoagulante exonoparina. O medicamento é utilizado por grávidas com fim de evitar o descolamento da placenta e o aborto involuntário.

A nossa maior demanda é essa mesmo, visto que uma ampola custa R$ 27, e a população não tem como arcar com o valor, já que se usa uma ampola por dia. No total, o tratamento de uma gestante gira em torno de 6 a 7 mil reais –, ressaltou o secretário.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.