Apesar do “Paz e Amor”, Sarandi não é hippie | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Apesar do “Paz e Amor”, Sarandi não é hippie

Apesar do “Paz e Amor” estampado no brasão da bandeira, Sarandi “não é hippie”, segundo socióloga. O município foi emancipado em 1983, quando o movimento ainda tinha fortes adeptos mundo afora.

Sarandi surgiu como distrito de Marialva em 1954, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Cidades. Em 1981, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual 7.502 e, então, desmembrado da Capital da Uva Fina. A emancipação veio dois anos depois.

Para a professora da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Ana Lúcia Rodrigues, coordenadora do Observatório das Metrópoles e doutora em Sociologia, Sarandi se tornou município “muito tardiamente”.

Ela considerou “curioso” o lema “Paz e Amor” da bandeira sarandiense, mas ressaltou ser necessário identificar a origem do símbolo para relacionar o brasão ao movimento que se popularizou com o festival Woodstock, realizado no final dos anos 60.

Os movimentos beatnik e assistencialista, que dão origem ao movimento hippie, ele é muito final anos 60 e um pedaço dos 70. Quando rola (a emancipação), era anos 80. Não sei não –, disse, em entrevista ao SarandiPR.com.

O que pode acontecer é que quem desenhou a bandeira fez uma homenagem de fato a essa juventude dos anos 70, mas não é mais o momento daquele movimento hippie e beatnik, não é não.

A Prefeitura de Sarandi não informou se há, no município, registros fotográficos da fundação e emancipação da cidade. Nem o nome do artista responsável por desenhar a bandeira. As informações foram solicitadas por e-mail à assessoria de imprensa, que não deu retorno até às 15 horas.

bandeira sarandi

Bandeira de Sarandi. Imagem: reprodução site Câmara Municipal de Sarandi.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.