A PM precisa lidar melhor com jovens “problemáticos” | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

A PM precisa lidar melhor com jovens “problemáticos”

É difícil prever o que passa na cabeça de um policial que, armado, fardado, sai de casa para trabalhar e, de serviço, mata um adolescente. Ao que parece, é assim que tem se desenhado o assassinato de Jadson José de Oliveira, encontrado morto no último dia 17.

Aos 17 anos, Jadson foi morto com um tiro na cabeça em uma área rural de Sarandi. Ele estava sumido desde a noite do dia 10, quando foi abordado por dois policiais militares. Nesta semana, um dos policiais acusou o outro pelo crime, e o parceiro foi preso.

Jadson tinha envolvimento com o tráfico, segundo informações da imprensa. Na internet, como pouco se encontra dados referentes a processo que ele respondeu em 2012 por roubo. Com dois parceiros, participou de roubo à mão armada. Foi internado.

Que o adolescente tinha problemas, é sabido. A defesa dele no caso do roubo alegou hiperatividade é deficit de atenção. Somado a isso, há os problemas comuns a todos os jovens periféricos, de cor, classe, oportunidades. Era um jovem “problemático”.

Outro que morreu de forma suspeita numa “troca de tiros” com a PM de Sarandi foi Jhonathan Henrique de Souza, 22 anos, em 5 de maio. A mãe dele, uma zeladora de 40 anos, também apontou execução, mas esse caso não “ganhou mídia”.

Sarandi é município periférico, no sentido literário. Há recurso, mas não há riqueza. É cidade de Jadsons e Jhonathans, e a PM parece despreparada para lidar com eles. Afinal, lidar com gente boa é fácil. Difícil é tratar com gente problemática.

Mas, se essa falta de tato vitima as famílias desses mortos, também faz vítima a imagem da PM, que é manchada. E faz pensar a sociedade que, involuntariamente, passa a ver o policial como aquele que sai de casa para assassinar jovens na periferia.

Tal afirmação não é regra, mas a correlação é inevitável. É hora de avaliar de forma responsável o que pensa um policial a serviço do Estado disposto a executar jovens. Rixa não é desculpa. A PM precisa lidar melhor com jovens “problemáticos”.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.