Sarandi, Maringá e Marialva apresentam melhoras na transparência pública | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Sarandi, Maringá e Marialva apresentam melhoras na transparência pública

Sarandi subiu no Ranking Nacional da Transparência, índice do MPF (Ministério Público Federal) divulgado nesta quarta-feira (8). Em 2015, o município teve 6,1 pontos. Este ano, atingiu 8,3. A escala vai de 0 a 10. Apesar da melhora, o Portal da Transparência municipal está fora do ar.

O Ranking da Transparência avaliou os municípios brasileiros entre setembro a outubro de 2015, quando fez a primeira avaliação dos portais da transparência. Em dezembro, a classificação foi divulgada.

Em 2015, Sarandi obteve 6,1 pontos e ocupou a 111ª posição no Estado do Paraná. O município bateu Maringá (6,0 pontos e 122ª posição) e Marialva (não teve pontos divulgados e ocupou a última colocação ao lado de outros municípios que não forneceram informações) no ano passado.

Neste ano, a pontuação sarandiense foi para 8,3 e o município atingiu a 78ª colocação. Maringá também melhorou no Ranking em 2016: foram 8,7 pontos e o 53º lugar. Em 2016, Marialva obteve mesmo resultado de Sarandi: 8,3 pontos na 78ª colocação. Neste ano, as avaliações ocorreram entre 11 de abril e 25 de maio.

Em todo o Brasil, o nível de transparência dos estados e municípios aumentou cerca de 31% em seis meses. O Índice Nacional de Transparência – média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros – subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016.

Em dezembro do ano passado, após a primeira avaliação, mais de 3 mil recomendações foram expedidas. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. A previsão era que o MPF emitisse, até o final de ontem, 1.987 ações civis.

Fora do ar

Desde a última segunda-feira (6), o Portal da Transparência de Sarandi segue com erros de acesso e contato. No entanto, conforme divulgou o portal SarandiPR.com, o sistema apresenta falhas desde 20 de maio, conforme publicado no dia 1º de junho.

Atualização

Sobre a melhora no nível de transparência obtido por Sarandi, a administração municipal informou que “tem priorizado as informações” do portal. “A determinação é para que os dados sejam atualizados com frequência”, ressaltou a prefeitura, por nota.

Sobre as falhas apontadas pela reportagem, o município disse estar atualizando o sistema “para que os dados possam ser acessados com maior rapidez”. Nenhum prazo para normalização foi informado.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.