Polícia Militar observa “com preocupação” aumento de mortes de policiais | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Polícia Militar observa “com preocupação” aumento de mortes de policiais

A PM (Polícia Militar) do Paraná informou observar “com preocupação” o aumento do número de policiais mortos no estado. Em 2013, três militares perderam a vida em serviço ou em folga. Em 2014, foram 21 vítimas, uma alta de 600%.

O portal SarandiPR.com publicou, em maio, que, segundo dados do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número de policiais militares e civis mortos aumentou 380% no Paraná. O maior índice é o de policiais militares mortos fora de serviço: um total de 15 em 2014.

De acordo com informações do Anuário, em 2013, um policial militar morreu em serviço e dois fora. Já em 2014, seis militares perderam a vida enquanto trabalhavam e 15 durante folga da corporação, um total de 21 vítimas.

Para a PM, a “complexidade social, da violência e da criminalidade” atingem, da mesma, forma, policiais e civis. Para a corporação, “inexiste uma inferência mais consistente de que os Militares Estaduais, hoje, estejam mais vulneráveis” a crimes, como apontou o Anuário.

Análise

A Polícia Militar ressaltou que a análise da criminalidade que vitimiza o policial deve ser “qualificada” e observar cada caso em particular. Segundo a corporação, não se pode igualar mortes decorrentes de acidentes de trânsito com vidas perdidas em confronto com criminosos, por exemplo.

vitimização_policial_paraná_SarandiPR

Anuário

Em nota, a PM do Paraná esclareceu que “desconhece a metodologia adotada na aferição estatística do Anuário”. A corporação “considera que qualquer detalhamento a respeito de tendências deve ser trabalhada a partir da qualificação do crime que vitima o Militar Estadual”.

Esse detalhamento, informou a PM, possibilita “uma atuação responsável da Instituição no sentido de sempre diminuir os resultados mortes nas situações do policial empregado em objeto de serviço ou mesmo fora dele”.

Os dados sobre a vitimização policial no Paraná são repassados pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná ao fórum que produz o Anuário. A informação é da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da pasta.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.