EDITORIAL: É preciso ler mais e gastar menos | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

EDITORIAL: É preciso ler mais e gastar menos

É preciso ser muito ousado para aumentar investimentos quando a economia caminha por rumos incertos, em qualquer área. Apesar da crise, a Prefeitura de Sarandi ampliou em 66,4% os recursos empregados no projeto O Diário na Escola. A reportagem foi publicada pelo SarandiPR.com, na sexta (17) passada (leia aqui).

Em 2015, a Secretaria Municipal da Educação pagou R$ 83,5 mil pelo projeto. Este ano, R$ 139,1 mil. O aumento, segundo a prefeitura e a coordenadora do programa na Editora Central Ltda., empresa que publica O Diário, é devido ao número de alunos e professores atendidos, além da contratação do professor Renilson Menegassi.

O Diário na Escola visa o treinamento para a leitura crítica de jornais em sala de aula. Proposta ótima, principalmente porque atende a crianças de 4ª e 5ª séries, alunos que a cada dia perdem o hábito da leitura em suporte papel e se apegam mais e mais aos equipamentos digitais.

A reportagem em momento algum questionou a importância do projeto, ou a competência dos envolvidos. Questionou, sim, o valor investido e a necessidade de ampliá-lo em período pouco propício ao aumento de gastos.

A Educação é, não há dúvidas, um dos pilares fundamentais para o bom andamento de uma sociedade, mas outros setores demandam investimentos mais urgentes do aqueles aplicados na leitura de jornais em sala de aula. Não se trata de acabar com a proposta, mas de mantê-la e ampliá-la apenas em momento oporturno.

Sarandi tem ruas tomadas por buracos. O asfalto é coberto pela terra. Falta sinalização de trânsito e iluminação pública em muitos bairros. Caso mais grave, na saúde pública há uma epidemia de dengue. Se o município pode aumentar o gasto com jornais, esperamos, agora, que o mesmo seja feito nestes outros pilares.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.