Armamento da Guarda de Sarandi pode ocorrer só em agosto | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Armamento da Guarda de Sarandi pode ocorrer só em agosto

Apesar de terem concluído o curso de tiro neste mês, os guardas municipais de Sarandi devem iniciar o patrulhamento armados só em agosto. A previsão é do secretário de Trânsito e Segurança, Joel Inglês. Atualmente, os patrulheiros portam armas de choque.

Em entrevista ao SarandiPR.com, o secretário informou que a Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná, que tem sede em Curitiba, pode levar até 45 dias para liberar o uso das armas após envio dos diplomas de conclusão do curso.

Os 31 guardas terminaram o curso agora, então, faltam outros dois. Eu devo juntar toda a documentação e enviar para a PF até o dia 10 de julho. A partir daí, a Polícia Federal pode demorar até 45 dias para liberar o uso -, informou Inglês. A Guarda de Sarandi tem 33 patrulheiros no total.

Os guardas municipais de Sarandi portarão pistolas calibre 380. As armas já foram compradas e estão guardadas na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, em Maringá. Segundo Inglês, a realidade sarandiense exige o uso de arma de fogo.

Na nossa realidade, tem de estar armado. Não dá para mandar patrulhar alguns bairros de madrugada com arma de choque -, ressaltou o secretário, que é soldado da Polícia Militar paranaense e dirige a pasta há oito meses.

secretário_joel_ingles Legenda: Para secretário Joel Inglês, realidade de Sarandi demanda guardas armados. Foto: Angelo Miloch/SarandiPR.com.

Ouvidoria

Nesta semana, a Câmara Municipal de Sarandi aprovou projeto de lei que institui a Ouvidoria e a Corregedoria na Guarda Municipal do município. O ouvidor, segundo Inglês, deve deixar a entidade “mais séria”.

Nós já temos um corregedor, mas ele é geral, do município, e a legislação federal não permite. Para ter a guarda armada, a corporação precisa ter uma Ouvidoria e Corregedoria independentes.

O ouvidor municipal será indicado pelo prefeito Carlos de Paula (PDT), e deve ter mandato vitalício, podendo ser caçado apenas pela Câmara, caso cometa “alguma cagada”, segundo contou o secretário Inglês. O servidor deverá ter idade mínima de 25 anos e formação em Direito.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.