Dengue atinge números preocupantes e é preciso repensar o combate à doença | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Dengue atinge números preocupantes e é preciso repensar o combate à doença

A manchete desta semana do SarandiPR.com mostrou que o número de casos confirmados de dengue no município aumentou mais de 1.000% em 2016 no comparativo com 2015 (leia aqui). A reportagem também apontou uma possível causa para esta situação: a falta de consciência dos moradores.

O comparativo, feito entre 1 de janeiro e 30 de abril de 2016 e 2015, mostra crescimento fora do comum – só este ano já foram, no período, 1.032 casos confirmados ante aos 80 do ano passado. Também teve aumento expressivo o número de notificações.

Diante desta realidade, fica a dúvida: por que a dengue tem devastado Sarandi se, segundo a vigilância epidemiológica, campanhas de conscientização são realizadas com frequência nos veículos de comunicação, escolas e postos de saúde? A enfermeira Ayla Veiga, da vigilância, diz que não é “falta de informação, mas de conscientização”.

Quem pega dengue geralmente desconhece a origem da doença. É difícil saber se o foco está no seu quintal ou no do vizinho. Tão difícil quanto é combater o foco após a propagação da larva, que vira mosquito e busca, noutros pneus, copos de plástico ou buracos nas ruas, novos lugares para botar ovos.

É certo a falta conscientização dos moradores, já que não é difícil encontrar terrenos sujos com possíveis focos pela cidade. No entanto, é preciso que o município, por meio da Secretaria de Saúde, repense a maneira de conversar com o munícipe. Se as campanhas não tem dado retorno, é sinal de que não são o caminho.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.