Casos de dengue aumentam mais de 1.000% em Sarandi | SarandiPR.com

publicidade - anuncie neste espaço

Casos de dengue aumentam mais de 1.000% em Sarandi

Os casos confirmados de dengue aumentaram 1.1190% em Sarandi nos quatro primeiros meses de 2016 em relação a 2015. Os 80 casos positivos registrados entre janeiro e abril do ano passado subiram para 1.032 este ano.

O aumento no número de notificações também teve alta que beirou 1.000%. Das 304 suspeitas registradas em 2015, este ano, o município atingiu 3.199, aumento de 952%. Os números foram obtidos com exclusividade pelo SarandiPR.com.

O município entrou em epidemia dia 8 de março, quando foi publicado o boletim nº14 da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná. Na data, o município somava 387,27 incidências – o município entra em epidemia quando atinge 300 incidências por 100 mil habitantes.

Sarandi seguiu o aumento de casos de dengue registrado no Paraná. A comparação feita entre 1 de janeiro e 30 de abril deste ano e do ano passado mostra alta de 189,4%. Foram 35.274 casos confirmados em 2016 ante os 12.187 de 2015.

Conscientização

Para a enfermeira Ayla Veiga, do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município, o aumento é reflexo da falta de consciência dos moradores:

Eles continuam com a questão cultural de que o governo tem que arcar com o combate, de que o vizinho tem de se conscientizar, mas eles não – criticou Ayla, em entrevista ao SarandiPR.com.

De acordo com a enfermeira, o município tem combatido a epidemia de duas formas: o fumacê e destruição de focos em áreas com altos índices de infestação:

A caminhonete do fumacê visita o bairro infestado e região ao redor dele. Em seguida, os agentes visitam as casas combatendo os focos. Cabe lembrar que a questão da dengue não é falta de informação, mas de conscientização.

Secretaria de Saúde do Município de Sarandi-PR. Créditos: SarandiPR.com

Secretaria de Saúde do Município de Sarandi-PR. Créditos: SarandiPR.com

Exames

Os moradores que tiveram suspeita de dengue e fizeram exame devem retirar o resultado na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima do local onde reside. Caso não tenha retorno, outra possibilidade é procurar a Secretaria de Educação.

*Leia, nesta segunda-feira (9), o editorial do SarandiPR.com sobre esta reportagem.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos! Curta as redes sociais do SarandiPR.com.

Assine ao newsletter do SarandiPR.com e receba notícias, ofertas e novidades em primeira mão. É grátis.

Os comentários não representam a opinião do SarandiPR.com, mas, sim, de seus autores. Os comentários serão moderados para que, assim, nenhum conteúdo de cunho ofensivo, racista ou preconceituoso seja publicado nesta plataforma. No mais, toda opinião é sempre bem vinda.

Comentários

Cite o SarandiPR.com ao reproduzir conteúdos do site.

WordPress / CC 4.0 - Faça uma doação.